domingo, 17 de março de 2013

As páginas dominicais de Tarzan por Russ Manning no Brasil

As páginas dominicais de Tarzan por Russ Manning no Brasil


Em 1976, quando eu tinha 14 anos, passei na única loja que vendia gibis em minha cidade e me deparei com um álbum em quadrinhos de Tarzan, que me impressionou muito. Como já trabalhava naquela época (com carteira assinada), tinha recebido o meu pagamento e aproveitei para comprar o livro. Que maravilha! Era a primeira edição das pranchas dominicais desenhadas por Russ Manning, do ano de 1968: O Berço dos Deuses.
Enquanto não terminei de ler nem jantar eu fui. Fiquei deslumbrado com os maravilhosos desenhos do mestre Manning. Que perfeição! E a narrativa!... As cenas que exigiam quadros em sequencia!... Parecia um filme.
Me apaixonei pelas páginas dominicais e pela arte do Russ Manning. Depois, a medida que iam sendo publicados fui comprando as outras edições. Pena que a EBAL parou no volume 5. Somente vim a conhecer as páginas que não foram publicadas no Brasil muitos anos mais tarde. E para completar a coleção editei as páginas que faltavam em 12 álbuns, sobre os quais vou falar um pouquinho.

Tarzan Paginas Dominicais Volume 1 – O Berço dos Deuses


Pranchas dominicais de 14/1/68  a 1/12/68.  Publicado em 1976.  Edição EBAL.  Número de páginas: 52.  Formato 310mm x 230mm.






Este álbum apresenta duas aventuras de Tarzan. Na primeira ele volta ao vale dos homens-formiga, mundo criado por Burroughs, e conhece Joiper, o pequeno companheiro com o qual viverá várias aventuras no decorrer da série. Na outra aventura, no deserto em busca de resgatar uma moça waziri, Tarzan se defronta com um personagem criado por Burne Hogarth nos anos 40 e revivido por Manning. Se trata do vilão Dagga-Ramba, o qual Tarzan supunha que estivesse morto.

Tarzan Páginas Dominicais Volume 2 – O Templo de Opar


Pranchas dominicais de 8/12/68 a 2/11/69.  Publicado em 1976.  Edição EBAL.  Número de páginas: 52.  Formato 310mm x 230mm.




Tarzan vai em busca de um grupo de exploradores que procuram o templo de Opar para comprovar a existência daquela raça desconhecida de homens-fera. Na antiga cidade dos desaparecidos atlantes, ele vive novas e emocionante aventuras no seu reencontro com a sacerdotisa La.

Tarzan Páginas Dominicais Volume 3 – O Rio do Tempo / Prisioneiro dos Tuaregues


Pranchas dominicais de 9/11/69 a 4/10/70.  Publicado em 1976.  Edição EBAL.  Número de páginas: 52.  Formato 310mm x 230mm.




Korak, o filho de Tarzan se envolve em uma estranha aventura com duas moças misteriosas já na edição anterior, e acaba tendo sérios problemas os quais o Rei da Selva precisa resolver e enfrentar os perigos do Rio Tempo. Na outra aventura, Tarzan vai novamente ao deserto, agora em busca de um grupo de escravos capturados pelos tuaregues. Esta história tem a participação do seu velho amigo, o francês Paul D’arnot.

Tarzan Páginas Dominicais Volume 4 – Pal-ul-don, O Reino do Passado


Pranchas dominicais de 11/10/70 a 5/9/71.  Publicado em 1977.  Edição EBAL.  Número de páginas: 52.  Formato 310mm x 230mm.




No livro Tarzan, o Terrível de Edgar Rice Burroughs, foi criado o mundo perdido no passado; Pal-ul-don. Ninguém melhor que Russ Manning conseguiu ilustrar os personagens e o cenário da Terra Perdida incluindo também novas figuras naquele mundo fantástico. Aqui tem início uma das mais longas aventuras de Tarzan, que sai em busca de Jane e algumas amigas que se dirigiram a perigosa fronteira de Pal-ul-don.

Tarzan Páginas Dominicais Volume 5 – A Sacerdotisa dos Ho-Dons


Pranchas dominicais de 12/9/71 a 5/4/72.  Publicado em 1977.  Edição EBAL.  Número de páginas: 36.  Formato 310mm x 230mm.




A busca de Tarzan por sua companheira continua. Joiper, o homem-formiga  se vê diante de criaturas monstruosas,o oposto do seu mundo, onde todos são minúsculos. Quando finalmente Tarzan encontra Jane e a salva das garras da sacerdotisa dos ho-dons, a série de álbuns é interrompida pela EBAL...

 Tarzan Paginas Dominicais Volume 6 – A Fortaleza dos Homens-Loucos


Pranchas dominicais de 9/4/72 a 29/10/72.  Publicado em: janeiro de 2009.  Edição independente LirioComics Fanzine.  Número de páginas: 36.  Formato 310mm x 230mm.                                                             




No volume 5 da coleção publicada pela EBAL (A Sacerdotisa dos Ho-dons), Tarzan havia resgatado Jane das garras de um megera de Pal-ul-don, na aventura que havia começado já no volume 4 da série, levando o homem-macaco a Terra Perdida no tempo. Agora, no volume 6 a saga terá continuidade. Antes porém, vamos encontrar Korak envolvido em uma emocionante aventura na cidade dos homens-loucos, a Xuja do romance Tarzan, o Destemido. Em seguida, voltando a Pal-ul-don, Tarzan e Jane são capturados pelos terríveis Tor-o-dons, os homens-gorila. Manning apresenta de forma magnífica o mundo de Burroughs de Tarzan, o Terrível e acrescenta outros ingredientes que vem dar um sabor todo especial a aventura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tarzan Classics Nederland 1201 - 1965

 Tarzan Classics 1201  1965 Editôra: Classics Nederland N.V.  Data: 1965 -  Tamanho: 17,5cm x 24,0cm Número de páginas: 36  -  Colorido Idio...